04 maio 2009

COMO TRABALHAR COM CHOCOLATE

O sucesso de qualquer trabalho depende de um certo conhecimento prévio. Com o chocolate não é diferente. Mesmo que sua produção seja doméstica, vale a pena seguir algumas regras. Veja quais são elas e garanta o sucesso de público e, se for o caso, de vendas!!!

1. Evite o desperdício: trabalhe sobre papel manteiga. Recolha as rebarbas e aparas que, junto com peças imperfeitas, devem ser reaproveitadas em crocantes ou recheios de bombons.
2. Use luvas, touca e avental: é mais higiênico trabalhar com luvas descartáveis, que também evitam indesejáveis “impressões digitais” causadas pelo calor das mãos. Com os cabelos presos dentro da touca ou rede e o uso do avental, você evita qualquer tipo de contaminação e a conseqüente deterioração do produto.
3. Cuidado com o calor do ambiente: o ideal é trabalhar em ambientes refrigerados por ar condicionado. Na impossibilidade de fazer esse investimento, não cozinhe enquanto está lidando com o chocolate. Além de aquecer o ambiente, vai enchê-lo de vapor. A melhor solução é trabalhar à noite, quando a temperatura é mais baixa.
4. O chocolate merece exclusividade: não faça outras coisas enquanto trabalha com o chocolate. Ele exige vigilância constante para não passar o tempo ideal de derretimento, secagem e endurecimento.
5. A Temperagem: é o nome técnico do processo de derretimento e resfriamento do chocolate nobre (inclusive o diet), antes dele ser empregado. O derretimento adequado é feito a 42°C. Em seguida é feito um resfriamento gradual, até ele ficar frio (29°C a28°C), para garantir a estabilidade do produto e a facilidade de manuseio. Use um termômetro culinário para fazer essa conferência.
* Quando se deve fazer a temperagem? Sempre que os produtos forem feitos com chocolate nobre e diet.

TIPOS DE CHOCOLATES

- Chocolate nobre: é aquele que contém alto percentual de manteiga de cacau em sua composição. É o único chocolate verdadeiro. Para garantir a facilidade de manuseio, brilho e uma textura que o faça derreter na boca, o chocolate deve passar pela temperagem antes do emprego.
- Hidrogenados (cobertura): os hidrogenados levam o título de cobertura. São aqueles onde a manteiga de cacau foi substituída por óleo extraído da soja e, portanto, não é considerado um chocolate nobre. Custa mais barato, é mais fácil de trabalhar, pois dispensa o resfriamento. Encontrado nas mesmas versões do chocolate nobre (ao leite, meio amargo, branco e colorido), é ideal para a decoração em geral. Geralmente é empregado em produções de grande escala, diminuindo os custos. Porém, a qualidade final fica comprometida quando comparada a chocolates nobres, pois ele é inferior em sabor e em textura. Ele é encontrado em barra ou pastilhas.
- Fracionados (Cobertura): como os hidrogenados, também são coberturas. A diferença entre eles é que os fracionados são feitos com gordura extraída de um coco denominado palmisde que, segundo o fabricante da Siber, acentua mais o sabor do chocolate e melhora a sua textura. De brilho acentuado, dispensa o choque térmico (temperagem).
- Chocolate Dietético: também chamado diet, ele é formulado para atender a certos tipos de patologia como, por exemplo, o diabetes. O termo light é para alimentos que apresentam redução de, pelo menos, 25% do valor calórico total. Entre o chocolate normal e o diet, a diferença de calorias é muito pequena, apenas 16 kcal. Por isso, o chocolate diet não é adequado para regimes de emagrecimento mas sim para atender a quem não pode consumir açúcar refinado, como é o caso dos diabéticos.

SECAGEM DO CHOCOLATE: deve ser feita gradualmente, sempre em geladeira. Nunca use o freezer pois o choque térmico que ele provoca faz a fôrma suar e essa umidade vai comprometer o produto.
CHOCOLATE QUE SUA: é aquele que ficou mais tempo que o necessário dentro da geladeira. Depois de seco, ele ficará manchado.
LIMPEZA DAS FORMAS: limpe as fôrmas com um pano seco e macio entre uma modelagem e outra. Lave-as com água morna e sabão neutro somente ao final do trabalho para evitar que o chocolate entre em contato com umidade.
TEMPO DE EXECUÇÃO: é aquele que se leva para produzir o produto. Nas matérias não levamos em conta o tempo de temperagem do chocolate.
CALCULANDO O PESO FINAL:
* Ovos de Páscoa: Escolha a fôrma correspondente ao peso desejado. Por Exemplo: em uma fôrma de ½ kg, aplique duas ou três camadas de chocolate em cada metade. Essas camadas devem somar 400g, aproximadamente . Complete os 100 g restantes com os bombons do recheio.
EMBALAGEM: antes de embalar os produtos, aguarde, no mínimo, oito horas. Mantenha-os sobre papel manteiga em lugar fresco, livres de luz, calor, umidade e odores.

PRAZOS DE VALIDADE:
- Ovos de Páscoa simples e bombons sem recheio: 30 dias embrulhados em papel chumbo.
- Ovos recheados: 15 dias embrulhados em papel chumbo.
- Ovos decorados ou com aplicações: 15 dias embrulhados no papel celofane.
- Bombons recheados: 15 dias embrulhados em papel chumbo.
- Frutas frescas banhadas em chocolate: 1 dia.
- Frutas desidratadas: 15 dias acondicionadas em latas bem fechadas.
- Pirulitos de Marschmallow: 15 dias, embrulhados em papel chumbo e celofane.
- Crocantes: 30 dias guardados em latas bem fechadas.
- Marzipã com cobertura de chocolate: 15 dias embalado em papel chumbo ou guardado em latas.

USE ETIQUETA: através de etiquetas, informe peso, prazo de validade (a partir do dia da fabricação), tipo de recheio ou ingredientes usados nos produtos.

A ESCOLHA DOS MATERIAIS
CHOCOLATES: em barras de 1 kg, você vai encontrar o chocolate nobre, e as coberturas (hidrogenado e fracionado) nas versões branco, ao leite e meio amargo. O hidrogenado também apresenta na forma de gotas. Já o chocolate dietético é vendido em barras de 500 gramas.
BANHO MARIA: a panela, própria para banho-maria, deve ser usada exclusivamente para derreter chocolate. Não tendo a panela específica e precisar improvisar, não permita que o recipiente interno entre em contato com a água.
PLACAS E FACAS SERRILHADAS: de material plástico, as placas servem como suporte para o chocolate que será cortado com faca serrilhada para ser derretido em banho-maria. Estes materiais são desnecessários para as outras técnicas de derretimento.
DERRETEDEIRA ELÉTRICA: a menor delas tem capacidade para 2 litros e,a maior, para 15 litros de chocolate. Acima disso elas são feitas sob encomenda. Algumas delas, como a de 7 litros, possuem divisões internas que permitem derreter simultaneamente dois tipos de chocolate. As cubas seguem o padrão culinário, de modo que elas possam ser substituídas de acordo com a necessidade. Como a temperatura ideal é mantida automaticamente, esta é a forma mais segura de derretimento. Ao parar a produção, o chocolate que sobrar não precisa ser retirado. Basta ligar a derretedeira quando for retomar o trabalho.
FORMAS: as mais comuns são as de PVC. Próprias para modelar ovos de Páscoa, bombons, pirulitos e muitos outros produtos, têm modelos e tamanhos variados.
TIGELAS: de vidro ou refratárias, elas serão utilizadas em vários tamanhos durante todo o trabalho.

UTENSÍLIOS
FACA LISA: para cortar aparas, raspar a superfície das fôrmas e eliminar o excesso de chocolate.
PÃO DURO: sempre que for mexer ou misturar o chocolate.
Espátula de metal ou plástico: empregada na técnica de resfriamento do chocolate sobre pedra.
GARFINHOS (com hastes ou circulares): auxiliam nos banhos dos produtos.
SACO DE CONFEITAR: para a decoração com glacês ou para aplicar recheios em bombons.
PALITOS DE CHURRASCO: como auxiliar na pintura com o chocolate colorido.
PINCEL: para criar efeitos como a mescla.
TERMOMETRO: para conferir a temperatura ideal de derretimento e de resfriamento.
BALANÇA: garante quantidades certas para cada trabalho, evitando desperdícios.

CORANTES E ESSÊNCIAS
Corantes comestíveis: usados para tingir o chocolate branco ou glacê. Use um palito como dosador.
Essências: geralmente empregadas em pequenas quantidades para aromatizar recheios e massa de marzipã.

PAPEL MANTEIGA E SAQUINHOS
Papel manteiga: indicado para forrar a mesa de trabalho, para cobrir as fôrmas que vão à geladeira e também como separados dos produtos armazenados em caixas ou latas.
Saquinhos para congelamento ou para pirulito: têm uso variados e também a função de confeitar.

GRÃOS, CEREAIS E FRUTAS SECAS
Nozes, avelãs, amêndoas, pistache, castanha do Pará, castanha de caju (triturados, inteiros ou em lascas), granola e sucrilhos serão empregados tanto na decoração como misturados ao chocolate para produzir os Crocantes.

PRODUTOS DIETÉTICOS
O mercado oferece uma gama de produtos como adoçantes, chocolate em barra, em pó e granulado, de consumo permitido aos diabéticos.
Frutas Frescas e desidratadas
Frescas: podem ser empregadas como recheio ou apenas banhadas no chocolate. Mas fique atenta para o prazo de validade. Geralmente, elas devem ser consumidas no mesmo dia.
Desidratadas: aquelas que são desidratadas sem adição de açúcar podem ser parcialmente banhadas em chocolate dietético para atender a quem não pode consumir açúcar refinado, como é o caso dos diabéticos.

RECUPERAÇÃO DO CHOCOLATE: o Chocolate fica espesso e com grumos quando é derretido em temperatura acima da ideal. A recuperação até é possível mas seu sabor e textura sofrerão uma certa alteração. Por isso, é melhor associá-lo a recheios. Evite empregá-lo puro. Para recuperar esse tipo de chocolate, com ele ainda quente, adicione, aos poucos, óleo de milho, vá misturando até obter uma textura parecida com a do chocolate normal.

1 comentários:

luciane disse...

OLA QUERIDA ADRI NAO RESISTI A TANTA DOÇURA ...TIVE QUE DEIXAR UM RECADO PARA VOCE ADOOOOOOOOOREI TUDO QUE VI ESTOU APRENDENDO AGORA A MECHER COM CHOCOLATE POR ISTO ESTOU SEMPRE PESQUISANDO NA NET ATE ENCONTRAR VOCE MUITO OBRIGADA PELAS DICAS E ESCLARECIMENTO ESPERO QUE UM DIA MEUS CHOCOS FIQUEM TAO LINDOS QUANTO AOS SEUS . HA EU FAÇO TRUFAS E PAO DE MEL SE PUDER ME MANDE UMAS DICAS DE COMO DEIXALOS UMIDOS E FOFINHO (OBRG.BEIJINHOS...ASS LOUCA POR PAO DE MEL


Blogspot Templates by Isnaini Dot Com and Wedding Bands. Powered by Blogger